livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Jaime Cortesão — A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha (Com um estudo de Jaime Cortesão) / (Capa de Maria Helena Vieira da Silva)

Edições Livros de Portugal Ltda. (Travessa do Ouvidor, 23) Rio de Janeiro. (Êste livro foi composto e impresso nas oficinas da Empresa Gráfica da «Revista dos Tribunais», Ltda. – São Paulo. 1943). In-8º gr. de 351, [7] págs. Br.

“Escolheu-se este livro para número 1 da Colecção Clássicos e Contemporâneos, porque a Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro e um dos mais belos monumentos da história do Brasil. Pela primeira vez se dedica um estudo tão completo ao célebre documento, aqui não só reproduzido em fac-simile, mas acompanhado duma rigorosa transcrição, duma adaptação à linguagem contemporânea e de numerosas notas de carácter cultural. (...) Escrita por um cidadão do Porto, isto é, por um homem formado na defesa das liberdades locais e dos direitos humanos, a Carta é igualmente um testemunho da cidadania portuense no século XV e do humanismo universalista dos portugueses na Era dos Descobrimentos”.
É bastante longo – mais de uma centena de páginas – o estudo introdutório de Cortesão, cujo terceiro capítulo («Caminha, cidadão do Porto») facilmente cairá no goto de qualquer portuense, tamanha a loa que este natural do distrito de Coimbra entoa à nossa cidade.
A capa da maior das artistas portuguesas explica-se bem: estava nessa altura (o período da II Guerra), com Arpad, no Brasil.
 
Exemplar valorizadíssimo pela expressiva dedicatória de oferta manuscrita por Cortesão ao amigo e camarada republicano e quase vizinho (um de Ançã, outro da Figueira da Foz) João de Barros; mas também desdourado, em contrapartida, por uma falha de papel no encaixe e a própria capa solta, a pedir encadernação.
 
30€