livraria on-line

Livraria / Editora / Alfarrabista } { Porto bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

Cervantes ― L’Ingénieux Chevalier Don Quichotte de La Manche

L’Ingénieux Chevalier Don Quichotte de La Manche / par Michel Cervantes / traduction nouvelle Par Ch. Furne // illustrée de 160 dessins par G. Roux, gravés par Yon et Perrichon

Paris: Furne, Jouvet et Cie, Éditeurs (Rue Saint-André-des-Arts, 45). [S/d]. In-4º gr. de XVI, 623, [1] págs. Enc.

Além das riquíssimas ilustrações, que nalguns casos parecem antecipar mais de meio século a obra gráfica de artistas como Max Ernst, mesmo se ficaram então num segundo plano em relação às que Doré compôs pela mesma época, interessa particularmente o estudo preliminar, biográfico, «Vie de Cervantes», cuja autoria não é indicada; começando por contar uma anedota logo do tempo de Felipe III/II, depois a disputa de várias povoações pela honraria do nascimento, depois a paixão fatal pela lisboeta que lhe daria a única filha, quando ia embarcar para os Açores ao serviço do Duque de Alba, etc. Edição impressa provavelmente pelas décadas de 1860/1870, em grande formato, com o texto disposto a duas colunas.

Exemplar revestido de uma boa encadernação da época, gravada a ouro na lombada mas já um tanto descolorada nas pastas; sem a capa primitiva, como costume ao tempo. 
 
48€