livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

8 de novembro de 2017

Ascensão e Queda do Comunismo, de Lenine a Gorbachov

Ascensão e Queda do Comunismo de Lenine a Gorbachov (Com artigos de Mario R. Dederichs, Iring Fetscher, Heinrich Jaenecke, Lew Kopelev e Fritz Pleitgen / Tradução de Maria Emília Ferros Moura)

Círculo de Leitores (1992). In-4º gr. de 256 págs. Enc.

Bom álbum publicado na série «Foto Reportagem: Documentos do Nosso Tempo», sendo justamente a bela selecção fotográfica a merecer destaque; impresso sobre papel couché e encadernado pelo editor em tela com sobrecapa de papel. Esta edição portuguesa teve tradução de Maria Emília Ferros Moura a partir da original alemã.
A panorâmica aborda principalmente o período revolucionário, a ascensão e longa ditadura de Estaline, a marcha-atrás de Krutschev, a nova ofensiva de Brejnev e o estertor do(s) regime(s) no tempo de Gorbachov. E, apesar de várias imprecisões, algumas flagrantes, é mesmo assim um apreciável mosaico de conjunto sobre a principal utopia do séc.XX – partindo de uma perspectiva alemã, torna-se de particular interesse a exposição do apesar de tudo pouco conhecido conluio germano-soviético entre as duas guerras.
 
15€