livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

3 de novembro de 2017

Aproximações a Eugénio de Andrade

Aproximações a Eugénio de Andrade (Coordenação de José da Cruz Santos / Direcção gráfica de Armando Alves)

Edições ASA. (2000). In-4º gr. de [96] págs. Enc. 

“Esta edição reúne trinta e cinco retratos e outros tantos poemas escolhidos entre os muitos que ao longo dos anos foram dedicados ao poeta de As Mãos e os Frutos e de Afluentes do Silêncio, duas das obras mais emblemáticas da poesia e da prosa de Eugénio de Andrade. Edição singular, talvez única em toda a bibliografia portuguesa, ela reflecte uma admirável cumplicidade criadora por parte de artistas e poetas com o amigo mais íntimo do sol”, assim apresentava o editor a peça, muito imprecisamente – porque na primeira metade do século passado, mais não fosse, muitas homenagens no mesmo género foram publicadas em Portugal, embora por regra post-mortem.

Textos, entre outros, de Alberto Pimenta, António Lobo Antunes, António Ramos Rosa, Fiama, Gastão Cruz, Joaquim Manuel Magalhães, Jorge de Sena, José Bento, José Tolentino Mendonça, Luís Filipe Castro Mendes, Manuel Alegre, Manuel António Pina, Mário Cláudio, Nuno Júdice, Pedro Homem de Melo, Ruy Cinatti e Vasco Graça Moura. Retratos de Eugénio por Álvaro Siza, Armando Alves, Artur Bual, Augusto Gomes, Carlos Carneiro, Dórdio Gomes, Emerenciano, Fernando Lanhas, Francisco Simões, Jorge Pinheiro, José Rodrigues, Júlio Pomar, Júlio Resende, Lagoa Henriques, Dourdil, Mário Botas, etc.

O álbum foi impresso em bom papel Creator Ivory e encadernado em tela Cialux revestida de sobrecapa em papel. Este exemplar conserva a tarja editorial e permanece quase impecável, à parte uma pequena mancha de impressão e uma outra de acidez, ambas já no final do volume.
 
25€