livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

29 de abril de 2017

Antero de Quental ― Sonetos Completos

Os Sonetos Completos de Anthero de Quental (publicados por J. P. Oliveira Martins) / Segunda edição, augmentada com um appendice contendo traducções em allemão, francez, italiano e hespanhol.

Porto: Livraria Portuense de Lopes & C.ª – Editores (119, Rua do Almada, 123) – 1890. In-8º de 184, VI, [II] págs. Enc.
 
As versões estrangeiras – por, entre outros, Storck e Curros Enriquez – ocupam as seis dezenas de páginas finais. De resto, aproveita-se aqui a edição inaugural (da mão de Oliveira Martins, nesta mesma casa: seguindo-se à primitiva, preparada por Alberto Teles, e à que dez anos antes organizara Joaquim de Araújo), reimpressa “em edição menos luxuosa”, como se lê na «Advertencia dos Editores», e de maior tiragem; incluindo o longo texto introdutório do próprio Oliveira Martins, provavelmente o melhor retrato jamais feito de Antero (de quem era, como se sabe, amigo próximo). Foi, se não erro, esta a última edição dos sonetos publicada ainda em vida do poeta, que se suicidaria no ano sucessivo.

Exemplar reforçado por muito boa encadernação mais recente, ao estilo amador, com os cantos e a larga lombada em pele, esta sobre-revestida de dois rótulos de diferente cor demarcados a ouro, sendo também a ouro gravados os florões de tipo romântico. Conserva ambas as faces da capa de brochura. Carminado à cabeça e igualmente aparado nas restantes margens.  
 
35€