livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

9 de março de 2017

Doellinger ― Elogio Historico de Alexandre Herculano

DOELLINGER, Johann-Josef-Ignaz von ― (Herculano na Allemanha) / Elogio Historico de Alexandre Herculano recitado em Munich na sessão solemne da Real Academia das Sciencias da Baviera, a 28 de Março de 1878 por (...) Presidente da mesma Real Academia/(versão directa do allemão)
 
Editora: Empreza da Historia de Portugal, de Schaefer. Porto – 1920. In-8º gr. de 40 págs. Br.
 
Proferido a pretexto da homenagem a Herculano – que era sócio da Academia, e de quem são carreados vários apontamentos biográficos e bibliográficos –, o discurso de Doellinger (tão conhecedor da História de Portugal, mais até em alguns aspectos do que um português medianamente culto dos nossos dias, que se desconfia de um qualquer auxílio de mão lusa…) é dos mais arrasadores (e quase sempre certeiro, salvo quando tendencioso e demasiado desdenhosamente anti-latino à alemã) diagnósticos alguma vez feitos sobre o país, cheio de passagens que um sr. Schauble subscreveria mas que não seria decerto capaz de escrever: (págs. 17,19,31).
 
Exemplar valorizado por dedicatória manuscrita de oferta (“A Adolpho Cyrillo de Serpa Carneiro”) e autógrafo de Sampaio Bruno – o editor e, talvez, tradutor – na folha preliminar.
 
28€