livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

4 de janeiro de 2017

As Quatro Estações

(Jorge de Sena / Eugénio de Andrade / Almeida Faria / Vergílio Ferreira //) As Quatro Estações (Ângelo de Sousa / José Rodrigues / António Cruz / Armando Alves)

(Gráfica Maiadouro, 1977). In-4º gr. de 46, [4] págs. + [4] ff. de estampa. Br.

Publicado na colecção «indícios de oiro», o volume, naquele típico formato plaquette por então habitual nos trabalhos preparados pelo editor Cruz Santos e por Armando Alves, terá talvez sido inspirado num que saíra em França nos anos 40, com textos de, por exemplo, André Gide - e também disponível no nosso acervo. Graficamente esmerado, impresso em papel Damier com a capa em cartolina vincada e tripartida, reproduz, além das produções artísticas propositadas, quatro conhecidas miniaturas de um manuscrito e de códices dos sécs. XIV e XV (como a tal francesa). Dos textos, merece destaque o de Vergílio Ferreira, sendo o de Almeida Faria uma recolha de citações poéticas tomando o Outono como mote. Dos desenhos, a graciosa aguarela de António Cruz, só por isso – além de ser o tio do editor – justificando a substituição de Jorge Pinheiro, o quarto «vinte» que aqui falta.
Edição original, tendo entretanto saído varias outras (ainda recentemente Cruz Santos deu a lume mais uma na «Modo de Ler»).     
 
Exemplar da série especial de 100 fora do mercado, marcados precisamente FM, que acresceram aos 1000 da tiragem comum.

50€