livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

16 de abril de 2016

Correspondance de quatre artistes portugais avec Robert et Sonia Delaunay

Correspondance de quatre artistes portugais: Almada-Negreiros, José Pacheco, Souza-Cardoso, Eduardo Vianna, avec Robert et Sonia Delaunay (Contribution à l’histoire de l’art moderne portugais (années 1915-1917))

Presses Universitaires de France (108, Boulevard Saint-Germain, Paris), 1981. (Sur les presses A. Coelho Dias, Lda., Lisbonne). In-8º gr. de 231, [9] págs. Br.

Segunda edição de um trabalho originalmente dado a lume ainda na década de 70, contando com um prefácio que a justifica do bibliófilo Pina Martins, então o director do Centre Culturel Portugais da Fundação Calouste Gulbenkian, que publicou uma e outra. Da autoria de um compagnon de route mais novo, que se viria a notabilizar sobretudo como ilustrador primeiro através da Presença e depois do SPN/SNI, passando pela Portugália, é este um trabalho fundamental para o estudo do modernismo português, reportando-se ao período em que o casal Delaunay por cá esteve, com residência permanente em Vila do Conde. O volume foi enriquecido por criteriosas e curiosas ilustrações, em dezenas de folhas couché não incluídas na numeração.

Dos casos em que um exemplar usado vale bastante mais do que um por estrear: pertenceu ao realizador de cinema Paulo Rocha, de quem tem sublinhados e apontamentos (a lápis, sobretudo, mas também a marcador) de uma ponta à outra, tendo-lhe servido de base para a preparação do filme Máscara de Aço contra Abismo Azul, precisamente sobre o nosso modernismo e principalmente focado na figura de Amadeo, de quem são a maioria das cartas transcritas.
 
55€