livraria on-line

bibliographias@gmail.com / 934476529

.

.

3 de novembro de 2014

Teixeira de Pascoaes ― Santo Agostinho (Comentarios)

Livraria Civilização – Pôrto. (1945). In-4º de 321, [3] págs. Enc.

“Este livro, como o São Paulo, escrevi-o para os ateus inconformaveis ou idealistas, os ateoteistas, os que não cabem no passado nem no presente; e ambicionam um conceito da Divindade, fóra desse campo antigo das imaginações fabulosas. Nem me dirijo aos crentes absolutos ou fanaticos, os milionarios da Fé e da Bemaventurança, mas aos pobres de Deus, que o procuram no deserto da vida.”
 
Primeira edição desta descarga de génio do amarantino, à beira da qual as tão celebradas produções de uma sua conterrânea mais nova (felizmente, viva) fazem ainda mais fraca figura; quem queira a fina psicologia, a facilidade aforístico/sentenciosa e a intuição brilhante, mal arguidas à senhora, só não as bebe aqui se for tolo.
 
Exemplar nº80 da “tiragem especial de cem exemplares em papel da Companhia do Prado, de maior formato, rubricados pelo autor”; valorizado adicionalmente pela boa encadernação que o revestiu, com cantos e lombada em pele gravada a ouro e conserva integral da capa de brochura, bem ilustrada à frente por um desenho de Vinício; tendo-o o encadernador carminado no corte das folhas à cabeça e deixado as restantes margens por aparar. O papel mantém-se impoluto.
 
(85€)